Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

terça-feira, 19 de julho de 2011

Delegações chegam a Santo André

Anderson Fattori - Do Diário do Grande ABC



      Embora pouca coisa na cidade mostre que amanhã começa oficialmente a 55ª edição dos Jogos Regionais, que serão realizados em Santo André. Ontem, as mais numerosas delegações iniciaram as montagens dos alojamentos, localizados nas escolas estaduais da cidade. Hoje, representantes dos 30 municípios participantes devem entregar relação dos atletas e das equipes ao Comitê Organizador.

     Sempre favorita ao título, Santos comemorou o tempo extra na montagem do alojamento, localizado na EE Carlos de Campos, na Vila América. "Esse é o melhor espaço que já tivemos para Jogos Regionais. Chegamos hoje (ontem) e já montamos tudo, agora só esperamos a chegada dos atletas, programada para quarta-feira (amanhã)", comentou o assistente do chefe de delegação, Cícero Araújo.

      Vice-campeão em 2010, Santos é o principal adversário de São Caetano e São Bernardo na luta pelo título. A equipe é composta por 399 atletas (227 masculino e 172 feminino). Assim como Praia Grande, o município disputará todas as 25 modalidades (leia abaixo). O campeão olímpico Rogério Sampaio é o chefe da delegação.

      Quem também chega com força é Osasco, devidamente instalado no alojamento improvisado na EE José Augusto de Azevedo Antunes, no Bairro Casa Branca. A equipe terá 330 atletas (197 homens e 133 mulheres). "Hoje (ontem) foi dia de muito trabalho, montamos as camas e a cozinha que é a maior parte. Agora só faltam detalhes, mas até quarta-feira (amanhã), quando chegam os atletas, tudo estará em perfeitas condições", comentou o chefe da delegação osasquense, Leonardo Antônio David.

      Entre as 30 cidades que participam da competição, apenas a anfitriã Santo André e Vargem Grande Paulista não ficarão alojadas. Itapecerica da Serra, ainda não confirmou a participação e pode ser excluída das disputas.

     Outros municípios, como Pedro de Toledo, localizado no Litoral Sul e a 148 quilômetros de distância, ainda não ocupou as dependência da EE Inácia Teruko Inagaki.

DIVULGAÇÃO

      A Prefeitura de Santo André não parece incomodada com a pouca divulgação do evento, que reunirá 6.000 pessoas até o dia 30. Há faixas apenas nos locais de disputa e alojamentos, o que faz acreditar que a cerimônia de abertura, marcada para quarta-feira, às 19h, no Ginásio Pedro Dell'Antônia, deve receber pouco público.

Competição garante vaga na elite dos Jogos Abertos

     Além do título, estará em disputa nos Jogos Regionais uma vaga para a Primeira Divisão dos Jogos Abertos do Interior, que serão disputados em Mogi das Cruzes, em novembro. São Caetano e Santos, campeão e vice do ano passado, além de Santo André, segundo colocado na Segundona, têm vagas garantidas. Assim, o favorito para a vaga é São Bernardo, enquanto Osasco corre por fora.

     "São Bernardo vem bem preparada, como sempre, e pronta para disputar as primeiras posições. Nossa meta é ficar entre os três, mas sabemos que existem outras favoritas também", comentou o secretário de Esportes, José Luiz Ferrarezi.

      Apesar de adotar postura modesta, São Bernardo é visto pelos concorrentes como rival a ser batido na luta pelo título. "Com o enfraquecimento de São Caetano, acreditamos que iremos lutar contra São Bernardo pelo título. Mesmo com a vaga garantida traremos as melhores equipes. As únicas que serão poupadas são as meninas do futebol que estavam com a Seleção Brasileira e precisam descansar", explicou o assistente do chefe de delegação de Santos, Cícero Araújo.

Apenas três cidades vão disputar todas as modalidades

      A relação de atletas e equipes inscritas nos Jogos Regionais devem ser entregues hoje ao Comitê Organizador, mas apuração feita pelo Diário constatou que apenas São Bernardo, Santos e Praia Grande estarão inscritos em todas as 25 modalidades da Primeira Divisão.

     "A equipe vem mais forte que no ano passado. Estamos completos e com boas chances de conquistar o título", comentou o chefe da delegação de São Bernardo, José Alexandre Devesa.

     Santos também promete lutar pelo título. "Para isso trouxemos atletas e equipes para todas as modalidades, além de 80 profissionais, entre técnicos, dirigentes e equipe de apoio", confirmou o assistente do chefe de delegação, Cícero Araújo.

     Praia Grande, que estará alojada no EE Generoso Alves Siqueira, na Vila Vitória, deve chegar na cidade hoje.

Pira será acesa pela técnica Lais Elena

     Laís Elena Aranha, um dos principais nomes do esporte andreense, será responsável por acender a pira na abertura dos Jogos Regionais, amanhã, às 19h, no Ginásio Pedro Dell'Antônia. A ex-jogadora e técnica do time adulto de basquete feminina recebeu o convite e mesmo mostrando inibição pela homenagem pública resolveu aceitar.


Lais Elena a homenageda na cerimônia de abertura


     "Quem me vê em quadra, não imagina como fico sem jeito com essas homenagens. Quando me chamaram quase recusei. Mas tenho de ver pelo outro lado, pelo reconhecimento do trabalho não só meu, mas de toda a minha equipe. Por conta disso resolvi encarar o desafio e participar da abertura", explicou Laís.

     Aos 67 anos, a treinadora chegou em Santo André em 1964 ainda como atleta. Quando se aposentou, em 1975, passou a trabalhar com as categorias de base na cidade e há 28 anos seguidos comanda o time adulto. Laís prometeu se aposentar no fim da temporada. "Acho que é uma forma de agradecimento pelo serviço prestado. Nunca havia sido convidada para tamanha homenagem. Mas tudo isso é reflexo dos resultados que têm aparecido", comentou.

     O convite, aliás, não poderia vir em melhor hora. O basquete feminino de Santo André é o atual campeão paulista e da Liga Nacional, tendo boa chance de ganhar tudo na temporada. "Seria um sonho. Ainda temos pela frente os Jogos Regionais e os Jogos Abertos. Sabemos que é uma missão complicada, mas temos boas condições e as jogadoras sabem que isso seria muito importante e geraria grande repercussão", previu.

      O caminho nos Jogos Regionais não apresenta muitos obstáculos. Santo André inicia a disputa como grande favorito ao título. "Teremos de superar as ausências das jogadoras que estão com as seleções principal e de base. Mas o grupo é forte e bastante experiente", avaliou Laís.


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br



Seja membro da Fan-Page do ESPORTESNET e ESPORTE MANIA http://www.facebook.com/pages/ESPORTESNET-Oficial/219777118063894