Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Artigo - O papel do cálcio na atividade física

    

      Os minerais ocupam um importante papel na regulação das reações químicas celulares e na ativação de certas reações responsáveis por liberar energia na síntese de carboidratos, gorduras e no processo anabólico que parte dos aminoácidos. Além disso, atuam como solução no controle do equilíbrio dos fluidos corporais.

     Dentre os minerais o cálcio é o principal atuante na formação da massa óssea; é também essencial para o processo de contração muscular e, por isso, representa um nutriente importante na prática esportiva. A sarcopenia (perda de massa magra) e a osteoporose podem ser desencadeadas pela baixa ingestão de cálcio. Na atividade esportiva, a diminuição da massa muscular quase nunca é desejável, e neste sentido, o cálcio tem a função de manutenção e preservação. Dessa forma, o alcance das necessidades diárias de cálcio deve ser estimulado entre atletas e praticantes de atividades físicas em geral.

      A recomendação de ingestão adequada de cálcio é igual para homens e mulheres, e equivale a 1300 mg para mulheres e homens de 9 a 18 anos; 1000 mg para adultos de 19 a 50 anos, e 1200 mg para indivíduos a partir de 50 anos. As principais fontes alimentares deste mineral são encontradas nos leites e seus derivados.

Marcelo Ferreira
Nutricionista


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br



Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c