Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Saúde: Final de ano, atividade física e bem estar

Por Fernando Alves Firmino

     Mais um ano se encerrando e muitas promessas para melhorar no ano seguinte, mas que tal realmente tomar atitudes e ter um ganho de vida com saúde, bem estar físico e mental? Aqui vão algumas dicas, lembrando que elas não são receita de bolo, são sugestões e como qualquer tipo de atividade ou atitudes, merecem o acompanhamento de um especialista.

    Ao praticar uma atividade física regularmente, após algumas semanas você ira se sentir bem melhor, ira dormir melhor, renderá melhor no trabalho, pois a sensação de fadiga ira reduzir, claro que só isto não adianta, hábitos como fumar e consumo de bebidas alcoólicas devem ser banidos. Uma alimentação baseada em frutas, verduras e legumes é fundamental para que a resposta do corpo seja adequada aos exercícios.

     Vale ressaltar também de que é comum sentir um leve desconforto após a prática de atividade física. Mas uma dor que dura mais de 24 horas pode ser sinal de que aquele esforço foi exagerado. Trabalhar sob orientação profissional até que se conheça bem os limites do organismo é fundamental.

     Antes de levantar pela manhã, os especialistas recomendaram respirar profundamente, espreguiçar-se e bocejar. Durante a tarde, a siesta pós-almoço pode ajudar a despertar mais. Já na hora de dormir, é indicado ficar em um ambiente silencioso e escuro, para ativar a melatonina.

     Exercite-se – O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de "preguiça". Como outras máquinas (carro, computador, etc), é necessário aquecimento para começar a funcionar.

    Determine um prazo rápido para agir – De 5 a 15 minutos é um tempo adequado, que evita o adiamento constante.

     Visualize os benefícios da ação – Quando temos claro o que vamos ganhar, obtemos força para mandar a preguiça embora.

    Divida a tarefa em partes – Muitas vezes, a preguiça toma conta das pessoas quando a tarefa é grande e difícil. Dividi-la em etapas, com prazos possíveis para cada fase, facilita a execução. Além disso, cada etapa concluída atua como reforço à motivação de seguir em frente.

   Parabenize-se e dê prêmios a você – Estabeleça alguns bônus para si mesmo a cada etapa cumprida no prazo. Essa atitude aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade.


Esta matéria você também poderá ler na revista Folhetão News - www.folhetaonews.com

A ESPORTESNET Treinamento Corporativo e Consultoria Esportiva espera por você. Ligue: 11 7571.6106 com o Profº Fernando Alves Firmino


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/64PTi

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c