Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

sexta-feira, 30 de março de 2012

Pérez nega ordem de equipe, fala em corrida atípica e minimiza rumores sobre ida para Ferrari

     Depois do histórico segundo lugar no GP da Malásia, obtido no último domingo (25), em Sepang, Sergio Pérez desembarcou no México com status de novo ídolo nacional. O jovem de Guadalajara chegou à cidade na última quinta-feira para passar alguns dias perto de sua família e celebrar o aniversário de sua mãe, e nesse meio tempo, aproveitou para conceder entrevista ao diário local ‘Record’.

     Mais uma vez, ‘Checo’ rejeitou os rumores sobre um jogo de equipe na Malásia. As especulações tiveram origem na mensagem de seu engenheiro, o suíço Marco Schuepbach, que lhe pediu para que diminuísse o ritmo, visando assegurar o segundo lugar para a Sauber. A mensagem foi vista por alguns como um possível gesto de favorecimento a Fernando Alonso, que vinha em ritmo mais lento, mas acabou por vencer a corrida, muito por conta de um erro de Sergio quando faltavam seis voltas para o fim da prova.

     O jovem, de 22 anos, disse que a mensagem não lhe atrapalhou em nenhum momento e disse que entendeu que o objetivo da escuderia suíça era assegurar importantes 18 pontos no Mundial de Construtores, além do melhor resultado da Sauber em toda sua história, descontando aí o tempo entre 2006 e 2009, quando a equipe operou como BMW Sauber.


Realista, Pérez disse que o resultado no GP da Malásia foi atípico (Foto: Sauber)

     “Não, não, não me afetou nem um pouco e nem foi uma ordem de equipe. São os interesses que qualquer escuderia tem. Para uma equipe como a nossa, 18 pontos são muitos e eu entendo; veja o que aconteceu com Pastor [Maldonado] no GP da Austrália: um erro nessa altura da carreira é fatal, então eu entendo perfeitamente, isso não me desconcentrou em nada”, declarou Pérez, que conquistou o melhor resultado para o México na F1 em 41 anos.

     Ao ser questionado se conseguiria passar Alonso, caso não tivesse cometido o erro crucial faltando poucas voltas para o fim da corrida, Pérez evitou fazer suposições e levou em consideração as condições críticas da pista malaia. “Não sei se eu iria ultrapassá-lo, mas sei que ele lutaria muito; não se pode esquecer que havia apenas uma linha de corrida, toda a linha de fora estava molhada, então era muito arriscado passar, mas não sei te dizer que eu o ultrapassaria.”

     Mas o jovem mexicano voltou a adotar postura realista ao dizer que dificilmente o feito obtido em Sepang irá se repetir em um curto espaço de tempo. “Temos de estar conscientes de que essa foi uma corrida muito especial, em circunstâncias muito especiais. Para que isso volte a acontecer, vão passar outras tantas corridas, ou nem volte a acontecer em toda a temporada.”

     Desde o ano passado, Pérez tem sido muito elogiado pela mídia especializada e também por sua equipe por ser um dos pilotos que melhor sabe lidar e economizar os novos pneus da Pirelli, o que tem lhe ajudado a ser bem-sucedido na estratégia, como no GP da Austrália, quando foi o único a fazer apenas um pit-stop. Em Sepang, em condições extremas, Sergio exibiu bom rendimento com os pneus para chuva forte, intermediários e também os compostos duros de pista seca. “O carro é muito bom, cuida bem dos pneus; pude me adaptar bem às condições e mudar meu estilo de pilotagem, e não perdi muito tempo; isso me ajudou em algumas corridas e é algo que eu tenho de seguir trabalhando. O piloto pode fazer algo para cuidar dos pneus sem perder tempo”, explicou.

     Por fim, ‘Checo’ foi perguntado sobre uma eventual ida para a Ferrari. Assim como tem feito desde o ano passado, o piloto da Sauber minimizou os rumores de uma possível transferência para Maranello e deixou claro que pretende desfrutar do bom momento que vive na equipe suíça antes de pensar no futuro.

     “Acredito que na F1 é muito difícil traçar um objetivo de querer estar na Ferrari, por tudo que é a Ferrari; pode ser que no ano que vem, o melhor para mim seja não estar na Ferrari, seja estar em qualquer outra equipe ou ficar na Sauber; é uma decisão que você não pode tomar na segunda corrida da temporada”, disse o piloto, destacando seu objetivo na categoria. “O que eu quero é seguir na F1 e evoluir; quero ganhar corridas. Quero lugar por títulos mundiais”, finalizou Pérez.



Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/64PTi

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c