Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

segunda-feira, 23 de abril de 2012

EQUIPE BRASILEIRA DE PARACANOAGEM DÁ SHOW NO RIO DE JANEIRO



Brasileiros da Paracanoagem conquistam 13 medalhas, sendo sete de ouro, e terminam em primeiro no Campeonato Pan-Americano, na Lagoa Rodrigo de Freitas




     Nem mesmo o tempo carregado de nuvens cinzentas foi capaz de ofuscar o brilho da equipe brasileira de Paracanoagem, que, neste domingo, conquistou 13 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade 2012, na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ).

     Comandados pelo bicampeão mundial Fernando Fernandes, a equipe brasileira terminou a competição com nada menos do que sete medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Fernando foi responsável por duas das medalhas douradas ao cruzar em primeiro a linha de chegada das provas de 200m nas categorias K1 TA e K1 A.

     “Estes resultados são uma mistura de prazer e de conquista. É uma superação dos obstáculos do dia a dia. Sei a importância que isso tem para outras pessoas com deficiência. Eu faço canoagem e me divirto também. Agora vou atrás do tricampeonato mundial com raça. O importante é fazer o dia a dia, passo a passo, porque a rotina é cansativa. Isso é a vitória”, disse Fernando. 

     A superioridade verde e amarela na competição foi tamanha que nem mesmo todos os outros países juntos – Argentina, Canadá, Equador, Porto Rico e Venezuela – conquistaram mais medalhas que o Brasil.

     “A presença de outros países enriquece muito o resultado brasileiro. Um resultado esperado pelo profissionalismo da nossa Paracanoagem, que, hoje, conta com comissões técnica e médica diferenciadas”, comentou o chefe da equipe brasileira, Leonardo Maiola

     Apesar de ainda recente no Brasil, a Paracanoagem cresce a cada dia e os resultados neste Campeonato Pan-Americano são uma prova desta evolução, que tem tudo para render frutos nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o primeiro a contar com a presença da modalidade.

     “Diria que o pontapé inicial do projeto Rio 2016 foi no Sul-Americano de 2011, quando, pela primeira vez em uma competição internacional, contamos com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Já este Pan-Americano talvez seja um momento histórico, onde demos um passo grande em relação ao ano passado, com evolução tanto da comissão técnica quanto dos atletas”, disse Leonardo Maiola, que concluiu: “Subimos mais um degrau para conquistar medalhas nas Paralimpíadas de 2016”.

     Além do orgulho de colocar uma medalha no peito, alguns brasileiros que subiram ao pódio também conquistaram uma vaga para o Mundial da Polônia, que será realizado em maio deste ano. São eles: Fernando Fernandes, José Agmarino de Jesus, Patrick Ronald Nunes de Almeida, Luís Carlos Cardoso, Luciano da Silva, Bianca Silva de Lima e Marta Santos Ferreira. 
 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR PONTOS
Brasil:
 78 pontos
Argentina: 32 pontos
Canadá: 28 pontos
Porto Rico: 7 pontos
Venezuela: 6 pontos


Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/aqLTl

  Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c