Suplementos Alimentares

Rádio ESPORTESNET

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jacareí recebe pela 1ª vez campeonato brasileiro profissional de mountainboard




Com comercialização da XYZ Live, evento no Vale do Paraíba acontece nos dias 28 e 29 de abril, reunindo os maiores nomes na modalidade que começa a ganhar espaço entre os esportes de ação no Brasil

     O calendário nacional de esportes radicais terá um novo evento nesta temporada. Contando com a organização da Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER) e a comercialização da XYZ Live, o inédito Mountainboard PRO será realizado nos dias 28 e 29 de abril, na cidade de Jacareí, no interior do estado de São Paulo, com os maiores nomes desta modalidade, que já contava com um circuito nacional.

     "Esse campeonato é um divisor de águas. Eu vejo como uma conquista, um novo patamar. Nossa intenção ao firmar essa parceria com a CBER e a XYZ Live é trazer profissionalismo para a modalidade. A gente tem há um ano um show que impressiona tanto praticantes de outros esportes radicais quanto os leigos. Mas essas competições eram realizadas pelos próprios atletas. Agora, o mountainboard pode se consolidar entre os esportes de ação e ser visto com um olhar profissional", afirmou Bzinho Picorelli, curador técnico do campeonato e um dos principais incentivadores da modalidade no Brasil.

     "É com enorme expectativa que vamos realizar o Mountainboard PRO. Tive a oportunidade de ter contato de perto com o mountainboard no Circuito Radical de 2010, realizado em Rio Quente, no Goiás. A primeira impressão foi muito boa, o que levou a CBER ao interesse de se aproximar da modalidade. O Bzinho, um dos nomes mais respeitados do país na modalidade, estava presente naquele momento e topou a ideia. Tenho certeza de que o evento será um sucesso", disse o presidente da CBER, Leonardo Rodrigues.

    O mountainboard é um esporte relativamente novo no Brasil, que vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo dos esportes radicais. Trata-se de uma combinação perfeita entre skate, snowboard e surfe.

     Como o nome diz, o mountainboard se origina da descida de montanhas, mas pode ser praticado em outros tipos de superfícies. "Diferente daquela imagem do skate dos grandes centros urbanos a que muitos estão acostumados, o mountainboard é uma versão totalmente conectada à natureza, pois sua prática acontece em pistas de terra usando preferencialmente a inclinação natural do solo, daí o nome traduzido para o português: skate da montanha", explicou Dárcio França, responsável por esportes de ação da XYZ Live.

    O skate é adaptado com alças semelhantes as do snowboard e pequenos pneus com câmaras no lugar das rodas rígidas do skate. Dessa forma, o equipamento torna-se apto a explorar todo tipo de terreno. "O pessoal vai se surpreender com a versatilidade que um skate pode ter", avisou Bzinho.

    "Nosso desafio será reproduzir este cenário da montanha num terreno plano e dentro da cidade. A movimentação de terra será grande, e o maquinário utilizado será digno de uma grande obra da construção civil", concluiu Dárcio.

    Thiago Solon, Alex "Lâmpada", Marcio "Da Guedes" e Bzinho Picorell são só alguns dos grandes nomes da modalidade que marcarão presença na competição. O campeonato será aberto às categorias amador, profissional e master. O modelo de disputa será o Slope Style, em que os atletas iniciarão o percurso em uma rampa de lançamento (gate) de 6 m de altura, seguida por um salto de Big Air (rampa com salto e aterrissagem) e espaços para manobras em bordas, paredes e em solo, que finalizarão o circuito.

    No sábado (28/04), inscrições e treinos livres serão realizados a partir das 9h00, com o término das inscrições às 11h30. Em seguida, ocorrerá a classificatória, em que cada atleta terá direito a cinco descidas. No domingo (29/04), acontecerá a final, com os dez melhores classificados do dia anterior, também no formato com cinco descidas. Serão três juízes avaliando a performance dos mountainboarders. Amplitude do salto, dificuldade técnica da manobra, estilo e recepção vão ser os principais critérios de avaliação.

     A principal condição para se inscrever na disputa é que o atleta tenha participado de uma das etapas da temporada passada ou da primeira etapa de 2012 do Circuito Brasileiro de Mountainboard.

    O Mountainboard PRO é uma realização da CBER que conta com o patrocínio de Riachuelo, Quick Silver, Eurofarma e Tilibra, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. A competição conta com o apoio da Prefeitura de Jacareí (SP) e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. A comercialização do evento é da XYZ Live.

    As Associações de Mountainboard de São Paulo (AMESP), do Rio de Janeiro (AMERJ), de Minas Gerais (AMMB) e do Distrito Federal (AMDF) são apoiadoras institucionais do Mountainboard PRO, bem como a Local Trip, de Visconde de Mauá (RJ), e a AEBSKATOR (Associação Elite Brasil de Skate Off-Road).

Confira abaixo a programação completa do Mountainboard PRO:

Sábado (28/04)

09h00 às 11h30 - Inscrições e treinos livres
11h30 às 17h00 - Eliminatória

Domingo (29/04)
09h00 às 10h30 - Aquecimento
11h00 às 15h00 - Final
15h00 - Premiação

Serviço
Mountainboard PRO
Data: 
28 e 29 de abril de 2012
Local: Avenida Getúlio Dorneles Vargas, em frente ao 41º Batalhão da Polícia Militar - Jacareí (SP)
Inscrições: No próprio local, gratuitas e limitadas






Participem, escrevam, envie suas opiniões e sugestões: esportesnetbr@yahoo.com.br


Assista ao programa ESPORTE MANIA, na TSTV: http://ow.ly/aqLTl

Participe, deixe sua opinião sobre o que quer ver no #ESPORTESNET e no ESPORTE MANIA no Facebook, curta a fan page: http://ow.ly/5EI2c